segunda-feira, 18 de julho de 2011

VACILÃO!

Bom dia a todos, hoje novamente conto com a presença do nosso amigo Pr. Josué. Analisem a postagem e FIQUEM FIRME!

Que não haja nenhum ‘VACILÃO’, como Esaú, que por uma única refeição vendeu os seus direitos de herança como filho mais velho. Como vocês sabem, posteriormente, quando quis herdar a bênção, foi rejeitado; e não teve como alterar a sua decisão, embora buscasse a bênção com lágrimas” (Hebreus 12.16,17, paráfrase)
  
O termo grego usado pelo escritor de Hebreus para descrever Esaú é “profano” e significa uma pessoa sem noção de valor, que despreza coisas importantes e valoriza coisas insignificantes. Assim, o homem profano é aquele que na gíria popular usada entre os jovens é chamado de VACILÃO! Vamos ver uma características do “VACILÃO”:

O VACILÃO não mede as conseqüências de suas atitudes

Como uma criança, ele age sem pensar e sem avaliar quais serão os resultados práticos de suas palavras ou de suas ações. Você avalia as conseqüências de suas ações, ANTES de praticá-las? Veja algumas áreas onde isso precisa acontecer:
Brincadeiras. Por falta de medir as conseqüências, as brincadeiras do VACILÃO com muita facilidade tornam-se ofensivas e até perigosas. Apelidos pejorativos, trotes e até mesmo o conhecido bullying são algumas das coisas que o VACILÃO chama de “brincadeira”...
Esportes “radicais”. O VACILÃO coloca a sua própria vida e a vida de outras pessoas em risco na prática de atividades que considera como “radicais” ou “adrenalina”. Corridas de carro (chamados “rachas”), manobras de skate e até de bike sem equipamento adequado ou sem o devido treino são alguns exemplos de como atividades agradáveis podem se tornar verdadeiras tragédias quando praticadas pelo VACILÃO!
“Diversão”. Muitos jovens são escravizados pelo álcool e pelas drogas porque consideram a seu uso como uma forma inofensiva de “diversão”. Muitas formas de “diversão” podem ser extremamente perigosas quando não medimos suas conseqüências!
Relacionamentos, especialmente com o sexo oposto. Gravidez indesejada, DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis) e até coração partido é o que o VACILÃO experimenta por não mediar as conseqüências na maneira como se relaciona com o sexo oposto. Como Esaú deixa-se seduzir pelo encanto, pelo prazer ou pelos impulsos! Pensa só no que vai ganhar, no prazer e na satisfação que vai experimentar e não pensa no PREÇO QUE TERÁ DE PAGAR!

E então? Você tem agido como VACILÃO? Há alguma área de sua vida (brincadeiras com outros, esportes, diversões ou relacionamentos, entre outras) na qual você não tem medido as conseqüências de suas palavras ou dos seus atos?

Pense sobre isto!

Um comentário:

  1. Quando temos dificuldade com a geladeira, entendemos que o fabricante, que escreveu o manual do usário, sabe mais sobre o aparelho do que nós. Lemos o manual para resolver o problema. Quando vemos tantos problemas nas famílias de hoje, só faz sentido que nosso Criador, que escreveu o "manual do usuário", sabe mais a respeito da família do que nós. Precisamos ler o manual para achar como construir e manter bons lares. Encontramos estas instruções na Bíblia. Ela nos guia em cada aspecto do serviço a ele, incluindo a realização de nossos papéis na família.
    Deus tem algo novo para construir através da sua vida.Sua família será alcançada uma a uma por sua intercessão por isso não desista de pedir ao Pai que venha sobre você lhe capacitando para fazer aquilo que é necessário.Ore por quem você ama.Fique na paz e tenha um ótimo dia!

    Restaurando Minha Família
    Campanha Um Minuto pela Família
    Daiane

    "Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; Se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela" (Salmo 127:1).

    ResponderExcluir

Nossos Encontros!

  • Domingo - Escola de aprendizagem sobre a vida. Na I. Presbiteriana Livre ( apartir das 9h )
  • Domingo - Reunião de Comunhão. Na I. Presbiteriana Livre ( apartir das 19h )
  • Terça-Feira - Culto da Familia - Casa do Presb. Warley (ás 19h)
  • Quinta-Feira - Vamos orar juntos? Na I. Presbiteriana Livre
  • Sexta-Feira - Subida ao Monte às 19h - Ponto final do Moacyr Brotas
  • Sábado - Você é Livre - bate papo descontraido. ( apartir das 17:30hs )
  • * Pode haver trocas nas programações onde serão avisados.
  • ** Onde? Presbiteriana Livre (Centro - Colatina)

Agendamento e Contatos:

Warley do Nascimento Pereira e Maria Angelica C. Pereira

Blog: http://jovenslivrescomcristo.blogspot.com.br/

Email: warleype@gmail.com, jovenslivrescomcristo@gmail.com

Tel.:( 27) 99829-4698 (27)99894-4177

Estamos por ai...