quarta-feira, 26 de maio de 2010

Como esta sua Chama e seu "CHAMADO"

Esses dias, vi na TV uma reportagem sobre a tocha olímpica e não pude deixar de compará-la à vida espiritual do cristão e de referir-me à primeira parte do versículo 20 no capítulo 26 de Provérbios, “[s]em lenha o fogo se apaga”.
A tocha olímpica é um símbolo profano. Ela evoca a lenda grega de Prometeu, que teria roubado o fogo de Zeus para entregá-lo aos mortais; e razão por que se deve manter acesa em todo o tempo. No entanto, principalmente nos jogos da era moderna, sua simbologia está associada ao vigor e energia do fogo e, por conseguinte, ao pulso da vida. A chama não pode se apagar.
O próprio manejo da tocha, durante as Olimpíadas, representa essa idéia: o fogo sai da cidade de Olímpia (onde é aceso meses antes, em cerimônia especial) e é levado ao local de realização dos jogos. Geralmente atletas se revezam no seu transporte, mas já houve o caso da utilização de outros meios, como um barco, na travessia do Canal da Mancha, nos Jogos de 1948, um avião para levá-la a Helsinque, em 1952, e um cavalo, nas provas de Estocolmo, nos Jogos de 1956.
Esse aspecto tem a ver conosco justamente no fato de que o cristão, do mesmo modo, deve manter acesa a chama de Cristo em seu coração, o que, por sua vez, faz intrínseca referência ao versículo de Provérbios: a única maneira de o lograrmos é colocando “lenha” constantemente no fogo da nossa fé.
Isso nem sempre é fácil. Temos a tendência a esfriarmo-nos muito rapidamente diante dos percalços da existência ou dos desafios que requerem um pouco mais da nossa busca. Daí a importância de nos empenharmos na oração, na leitura da Palavra, na prática do jejum. Elas não apenas funcionam como combustível para produzir o fogo, mas como verdadeiros “gravetos” espirituais em sua manutenção. Certamente, mais importante que acender o fogo é manter a chama acesa.
No amor do Pai,
(TEXTO tirado BOLA DE NEVE - Fala Pastor Ap. Rina)

2 comentários:

  1. Que a bondade de Deus, exceda todo o vosso entendimento, e Sua graça e sabedoria vos ilumine a cada dia.Gostei do vosso blog, e desejo que os amados possam cativar os jovens a fim de que eles fiquem mais firmes na Verdade e no amor de Jesus.
    Devo dizer-vos que também sou presbitero ainda que não esteja a exercer. Vou seguir vosso blog, e apresentar-lhe os meus blogs, se os irmãos quizerem ou tiverem tempo, deiam uma espreitadela, e se quizerem seguir algum, é convosco.
    Desejo uma boa semana, e muita paz.
    http://wwwblogaverdadequeliberta.blogspot.com/
    http://wwwbatalhacaminhodaverdade.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Nossos Encontros!

  • Domingo - Escola de aprendizagem sobre a vida. Na I. Presbiteriana Livre ( apartir das 9h )
  • Domingo - Reunião de Comunhão. Na I. Presbiteriana Livre ( apartir das 19h )
  • Terça-Feira - Culto da Familia - Casa do Presb. Warley (ás 19h)
  • Quinta-Feira - Vamos orar juntos? Na I. Presbiteriana Livre
  • Sexta-Feira - Subida ao Monte às 19h - Ponto final do Moacyr Brotas
  • Sábado - Você é Livre - bate papo descontraido. ( apartir das 17:30hs )
  • * Pode haver trocas nas programações onde serão avisados.
  • ** Onde? Presbiteriana Livre (Centro - Colatina)

Videos interessantes...

Loading...

Agendamento e Contatos:

Warley do Nascimento Pereira e Maria Angelica C. Pereira

Blog: http://jovenslivrescomcristo.blogspot.com.br/

Email: warleype@gmail.com, jovenslivrescomcristo@gmail.com

Tel.:( 27) 99829-4698 (27)99894-4177

Estamos por ai...