sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

E continuando o assunto sobre alienação...

SEGUNDA PARTE DO ESTUDO "ALIENAÇÃO"
Primeira parte: http://jovenslivrescomcristo.blogspot.com/2010/11/aliena-o-que.html

Devemos formar discípulos de Cristo, e não ativistas religiosos.
Aquele cristianismo verdadeiro, puro, compromissado com as causas sociais, com os pobres, os excluídos, os injustiçados, com a vida do povo de Deus, está cedendo espaço para um cristianismo platônico, a - histórico estéril e inócuo. Agora é uma vivência de fé extremamente conservadora, alienante, reacionária. Longe daquele cristianismo idealizado por Jesus, que vendo a multidão faminta falara: “Tenho pena deste povo, porque é como ovelhas sem pastor”. Um cristianismo libertador, que visava libertar o povo sofrido das garras dos poderosos, um cristianismo do reino de Deus: reino de justiça para todos: “Eu vim para que todos tenham vida”. Disse Jesus. Jesus é enviado para anunciar a Boa Nova aos pobres e os pobres são seus prediletos. Eis, então, a missão de Jesus, eis o objetivo do cristianismo.
O Jesus de hoje é anunciado como aquele que cura e faz milagres na vida da pessoa, um Jesus que não está nem aí com as causas sociais que geram a cultura de morte. É o Jesus das promessas de riqueza, de curas, do bem estar pessoal. Não se falam no Jesus que quer que lutemos contra a fome, a miséria, a violência, a exclusão… O culto ou a celebração gira em torno de louvores, orações prolongadas desvinculadas da vida sofrida do povo, aplausos, choros, lágrimas, pula, gritaria, chegando às vezes ao histerismo.
Enquanto as pregações são alienantes, desencarnadas, fora de contexto; enquanto as celebrações ou cultos são recheados de aplausos, lágrimas, vivas, danças, promessas de curas, milagres, libertação interior; enquanto as músicas são voltadas para o emocionalismo, para as nuvens, levando as pessoas ao comodismo e a alienação, o povão vai, a cada dia que passa, mergulhando no submundo da miséria, da fome, da exclusão social, da cultura da morte. Com isso quero dizer, que um povo alienado, reacionário, acomodado, com visão determinista não questiona não cobra, não reivindica… Tudo é jogado para Deus, numa dimensão fatalista: “Deus quer assim… então vamos morrer assim”. Não sou contra dança, choro, milagres e outras coisas no culto a Deus, mas desde que em primeiro lugar venha o que Ele nos deixou como ensinamento BUSCAS A SUA FACE, AMAR O PROXIMO e LEVAR O ENVANGELHO A TODO CRIATURA.
“Porque qualquer homem da casa de Israel, e dos estrangeiros que peregrinam em Israel, que se alienar de mim, e levantar os seus ídolos no seu coração, e puser o tropeço da sua maldade diante do seu rosto, e vier ao profeta, para me consultar por meio dele, eu, o SENHOR, lhe responderei por mim mesmo. Ezequiel 14:7
Fico preocupado com o passo que o cristianismo vem tomado hoje, um pop cristão, um cristão alienado, ou Cristão em Cristo. Onde estão os novos convertidos as pessoas que querem mesmo ver a FACE DE DEUS, a igreja tem inchado com crentes que não tem compromisso com Cristo e ficam pulando de galho em galho.
FIQUEM FIRMES...

2 comentários:

  1. Ótimo conteúdo, seus esforço já vale a pena!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo comentário... E estamos ai pra tentar ajudar o próximo e a nós mesmos... FIQUE FIRME.. e precisando, nos procure...

    ResponderExcluir

Nossos Encontros!

  • Domingo - Escola de aprendizagem sobre a vida. Na I. Presbiteriana Livre ( apartir das 9h )
  • Domingo - Reunião de Comunhão. Na I. Presbiteriana Livre ( apartir das 19h )
  • Terça-Feira - Culto da Familia - Casa do Presb. Warley (ás 19h)
  • Quinta-Feira - Vamos orar juntos? Na I. Presbiteriana Livre
  • Sexta-Feira - Subida ao Monte às 19h - Ponto final do Moacyr Brotas
  • Sábado - Você é Livre - bate papo descontraido. ( apartir das 17:30hs )
  • * Pode haver trocas nas programações onde serão avisados.
  • ** Onde? Presbiteriana Livre (Centro - Colatina)

Agendamento e Contatos:

Warley do Nascimento Pereira e Maria Angelica C. Pereira

Blog: http://jovenslivrescomcristo.blogspot.com.br/

Email: warleype@gmail.com, jovenslivrescomcristo@gmail.com

Tel.:( 27) 99829-4698 (27)99894-4177

Estamos por ai...