sexta-feira, 29 de julho de 2011

Em espírito e em verdade ( PRIMEIRA PARTE)

Bom dia amigos, hoje o estudo vem de um grande ministro de louvor e mui amigo meu, JORJÃO (Ministério Trio), um grande abraço a todos e fiquem a vontade na leitura.
Espontâneo: Voluntário, que se desenvolve sem intervenção humana ou externa. Hoje ouvimos muito no nosso meio essa palavra, em frases como “canto espontâneo”, “musica espontânea”, “adoração espontânea”.
                                 Mas na verdade, o povo de Deus se acomodou e se acostumou a cantar musicas prontas e que muitos vezes são direcionadas a si mesmo, satisfazendo as necessidades próprios. E como uma pregação em forma de canto. Em Colossenses 3.16 encontramos algo para nos orientar: “Cantando com graça em vossos corações ao Senhor com salmos e hinos e cânticos espirituais”. Por muitos e muitos anos cantamos com salmos e hinos, mas temos deixado de lado o cântico espiritual. Os hinos nos encorajam a prosseguir para o alvo, e falam das maravilhas de Deus no céu e na terra, da vitória de Jesus e da derrota do nosso inimigo. A profundidade das letras dos hinos quase não se encontra nas musicas de hoje, era algo poético e sublime, com conteúdo e estrutura impressionantes.
                                 O salmo é um estilo de canto que exalta algum aspecto do caráter de Deus e da sua personalidade. Por muito tempo cantamos salmos maravilhosos, e hinos majestosos, mas o cântico espiritual foi deixado de lado. Não estou dizendo que devemos deixar de cantar hinos e salmos, muito pelo contrario. Devemos somar todas essas coisas de uma forma espontânea.
                                 Nós podemos fazer salmos para o Senhor, de uma forma instantânea, na hora que estamos adorando, deixando brotar do nossos corações o amor acumulado, a admiração que temos pelo nosso Pai celestial, declarando as maravilhas em forma de hino ou versos em rima. Em fim hoje temos uma variedade de instrumentos que nos ajudam a desenvolver a nossa própria adoração.Uma frase que eu gosto de usar quando estou ministrando é: “-Faça seu próprio cântico, adore ao senhor com suas próprias palavras”.  Muitas pessoas ficam olhando como se eu estivesse falando chinês; mas na verdade é porque estão acostumadas a que o ministro as direcione dizendo coisas como: “-Fique em pé, Pode sentar, Bata palmas, -Agora canta isso, agora canta aquilo”.
                                 E o resultado é que o povo só canta automaticamente, e não desenvolve sua própria adoração. Lembre que o “Pai procura adoradores que o adorem em espírito e em verdade” (Jo 4.23).
                                 Nós podemos cantar hinos e salmos de uma forma natural, algo que brota espontaneamente do coração. Muitas vezes o ministro esta cantando algo que nós não estamos vivendo nesse momento.
                                 Se a igreja canta “não importo o que vão pensar de mim”, mas você tem problemas para declarar a sua crença no seu local de trabalho, ou não ora quando vai almoçar em um restaurante por vergonha, ou não prega o evangelho às pessoas na rua por vergonha, simplesmente você esta cantando uma mentira.
                                 Nós podemos cantar a ultima canção da moda de avivamento, e não acontecer nada; mas quando cantamos algo que brota espontaneamente do coração alguma coisa sempre acontece.
                                 Eu tenho alguns cds gravados, mas o meu alvo não é que as igrejas decorem e cantem as musicas automaticamente, mas que elas possam desenvolver a própria adoração incentivando-as a ‘viajar’ dentro da musica, para que possam fluir em um cântico novo.
Deus espera de nós algo mais que canções.
João 4: 20 a 24
20) Nossos antepassados adoraram neste monte, mas vocês, judeus, dizem que Jerusalém é o lugar onde se deve adorar”.
21) Jesus declarou: “Creia em mim, mulher: está próxima a hora em que vocês não adorarão o Pai nem neste monte, nem em Jerusalém.
22) Vocês, samaritanos, adoram o que não conhecem; nós adoramos o que conhecemos, pois a salvação vem dos judeus.
23) No entanto, está chegando a hora, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. São estes os adoradores que o Pai procura.
24) Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade”.

                                 A mulher samaritana estava explicando a Jesus como era o jeito de adorar. E Jesus lhe disse que em outro tempo os judeus adoravam melhor do que os samaritanos, porque adoravam com conhecimento. Mas até isso iria mudar. Porque o Pai estaria se revelando de forma mais profunda a partir de Jesus e posteriormente atraves do Espírito Santo sendo derramado sobre a Igreja.
                                 Então ele disse que o Pai procura adoradores que lhe adorem em espírito e em verdade. Jesus estava mudando todo o conceito de adoração para sempre. Seria como uma criança que faz um desenho para o pai.
                                 O desenho não é bom tecnicamente falando. Mas o pai baba ao recebe-lo e acha esse desenho a melhor obra de arte que já viu.  Quando abrimos nossos corações diante do Pai celestial e nos derrammamois diante Dele, é como se Ele recebesse o melhor que Ele já viu. Ou seria como um cartão postal que enviamos para alguem. Um cartão postal geralmente contém uma foto de um lugar, e mostra a beleza natural de uma cidade ou praia, etc.
                                 Mas se enviamos esse cartão postal sem escrever nada ao verso, o destinatário irá receber apenas uma foto bonita. Vai agradar os olhos dela, mas não vai passar disso.
                                 Mas quando escrevemos algo de nosso coração para o coração dessa pessoa, e ela recebe essas palavras que foram escritas de forma espontânea e genuina, pouco vai importar para ela a beleza da foto, mas o que vai tocar o coração dela são as palavras dedicadas de coração.
CONTINUA...
Jorge Russo

3 comentários:

  1. Olá, meus irmãos!
    Já faz tempo que recebo na minha caixa de e-mail seus posts e nunca vim conferir, até por falta de tempo, pois estava sem internet. Sabe como é, né, quando entrava só fazia o básico. Como tenho um ministério que requer minha dedicação tinha que dar atenção total a ele.
    Agora já estou conectada direto de casa, resolvi conferir.
    Gostei muito do seu blog e em especial desta postagem. Num tempo da minha vida me dediquei ao ministério da música. Estou sempre envolvida porque na mina casa todos os meus filhos servem ao Senhor neste ministério.
    Todos na minha casa, inclusive eu, são compositores.
    Assim, este texto que vcs postaram expressa uma preocupação que sempre tive a respeito deste assunto.
    Infelizmente, não só na questão do louvor, mas em tantas outras áreas da igreja temos visto o povo de Deus vivendo um outro evangelho.
    Temos tratado as coisas do reino como algo secular, onde podemos fazer do nosso jeito, ou de qualquer jeito. Afinal de contas é para Deus.
    Queremos colocar nossa personalidade, nosso achismo, nosso talento, nossa vontade. A vontade, direção, enfim,a palavra de Deus tem sido deixada de lado. Estamos personificando os ministérios na igreja, colocando a nossa marca e não a do Senhor da igreja.
    Deus os abençoe e que cada mensagem aqui tenha a marca do Cristo.
    Graça e paz!

    ResponderExcluir
  2. Graça e paz meus amados!!
    Jorge, muito importante sua preocupação com a adoração da igreja, realmente muitos dos nossos irmãos não conseguem desligar-se dos movimentos da igreja e envolver-se em adoração à Deus. Creio, que isto ocorra, porque não adiante querermos que aconteça em público, algo que não acontece na intimidade... Vc tem facilidade para adorar a Deus falando palavras de amor, agradecimento, honrando pelo que Ele é, porque isso deve ser uma prática diária em sua vida, sei disso, porque eu também não conseguia, mas quando comecei a adorar a Deus na intimidade do meu quarto, eu e o Espírito Santo, sentindo o mover de Deus, sentindo o Senhor me restaurando as forças, dando refrigério à minha alma, percebi não existe coisa melhor meu irmão, este é o nível mais alto de batalha espiritual. Agora, se só queremos fazer isso uma vez por semana, só vamos conseguir com uma "animador de platéia" mesmo!! E sabe de uma coisa, amigo, enquanto não aprendermos que a nossa ida à casa de Deus precisa ser para nos alegrarmos com nossos irmãos, adorar e glorificar a Deus por tudo que Ele representa em nossa vida... vamos continuar assim... ROBOTIZADOS.
    Abração, que Deus abençoe esta juventude, que vcs sigam em frente em adoração ao nosso Deus e não desistam, sejam exemplos sempre, uma hora, a coisa flui... rs! Beijos à todos!

    ResponderExcluir
  3. Querido(a) leitor(a) do Blog Deus Em Mim,estou aqui para avisar sobre algumas mudanças que tiveram que ser feitas.A pedido da nossa criadora do blog eu (Fernanda) mudei o endereço do mesmo.
    Nosso link a partir de hoje será.

    http://deusemmim1.blogspot.com/

    Desculpe o inconveniente mas foi necessário.
    Ah se vc tem parceria conosco,peço que venha passar la no blog e pegar o novo banner pois o link foi corrigido.Se não é ainda mas deseja ser,deixe seu comentário la dizendo o endereço de seu blog e faremos parceira.ok
    Boa tarde.
    Fernanda

    ResponderExcluir

Nossos Encontros!

  • Domingo - Escola de aprendizagem sobre a vida. Na I. Presbiteriana Livre ( apartir das 9h )
  • Domingo - Reunião de Comunhão. Na I. Presbiteriana Livre ( apartir das 19h )
  • Terça-Feira - Culto da Familia - Casa do Presb. Warley (ás 19h)
  • Quinta-Feira - Vamos orar juntos? Na I. Presbiteriana Livre
  • Sexta-Feira - Subida ao Monte às 19h - Ponto final do Moacyr Brotas
  • Sábado - Você é Livre - bate papo descontraido. ( apartir das 17:30hs )
  • * Pode haver trocas nas programações onde serão avisados.
  • ** Onde? Presbiteriana Livre (Centro - Colatina)

Agendamento e Contatos:

Warley do Nascimento Pereira e Maria Angelica C. Pereira

Blog: http://jovenslivrescomcristo.blogspot.com.br/

Email: warleype@gmail.com, jovenslivrescomcristo@gmail.com

Tel.:( 27) 99829-4698 (27)99894-4177

Estamos por ai...