terça-feira, 23 de novembro de 2010

Aliena o quê?

 1 - PRIMEIRA PARTE 
"Hein, mas esses jovens de hoje, estão tão alienados...". Expressão, que já ouvimos algumas vezes na vida, provavelmente foi entendida como se referindo ao fato de que, na juventude, não temos muita responsabilidade, queremos mais é curtir a vida. Mas, afinal de contas, será que somos alienados? O que é, então, alienação?
Alienação é a condição psico-sociológica de perda da identidade individual ou coletiva decorrente de uma situação global de falta de autonomia. Encerra, portanto uma dimensão objetiva -- a realidade alienante -- e a uma dimensão subjetiva -- o sentimento do sujeito privado de algo que lhe é próprio.
Capaz de ameaçar o trabalho e a consciência humana desde seus primórdios, a alienação afeta principalmente o homem do mundo moderno, em que as relações sociais se tornam cada vez mais determinadas por seu aspecto mercantil ou econômico-financeiro.
 “Veja: se não tivermos nossa independência de pensamento e ação, ou seja, se não conseguimos refletir sobre aquilo que vemos e ouvimos, ou se concordamos com tudo o que acontece, então podemos estar vivendo de uma forma alienada. Segundo a filósofa brasileira Marilena Chauí, a alienação acontece quando o homem não se vê como sujeito (criador) da história e nela, capaz de produzir suas obras. Para o homem alienado, e segundo esta mesma visão, a história e as obras produzidas nela são fatos estranhos e externos. E, sendo estranho tal homem não o pode controlar, ficando numa posição de dominado. - (FONTE LIVRO DE ENSINO MÉDIO)”
Hoje em dia temos vivenciando, não o cristianismo historicizado, contextualizado, comprometedor e libertador, desejado pelo Jesus histórico, mas um cristianismo nas nuvens, descaracterizado na sua essência, um cristianismo alienante, e por isso, muito perigoso. É a era do espiritualismo cristão exarcebardo.
Será que estamos vivendo como alienados, será que conhecemos a vida que vivemos, será que vivemos de acordo com que Deus quer para nós. Mas isso fica pra segunda parte do nosso assunto...

Um comentário:

  1. Shalom!
    Muito bom o texto amigo Warley...
    A frase que me chamou a atenção foi:
    "É a era do espiritualismo cristão exarcebardo."
    Participe do Plano de Deus...
    Deus te abençoe...
    \o/ \o/ \o/
    Sê uma benção
    Viva a vida com alegria!!!
    http://seumabencao.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Nossos Encontros!

  • Domingo - Escola de aprendizagem sobre a vida. Na I. Presbiteriana Livre ( apartir das 9h )
  • Domingo - Reunião de Comunhão. Na I. Presbiteriana Livre ( apartir das 19h )
  • Terça-Feira - Culto da Familia - Casa do Presb. Warley (ás 19h)
  • Quinta-Feira - Vamos orar juntos? Na I. Presbiteriana Livre
  • Sexta-Feira - Subida ao Monte às 19h - Ponto final do Moacyr Brotas
  • Sábado - Você é Livre - bate papo descontraido. ( apartir das 17:30hs )
  • * Pode haver trocas nas programações onde serão avisados.
  • ** Onde? Presbiteriana Livre (Centro - Colatina)

Videos interessantes...

Loading...

Agendamento e Contatos:

Warley do Nascimento Pereira e Maria Angelica C. Pereira

Blog: http://jovenslivrescomcristo.blogspot.com.br/

Email: warleype@gmail.com, jovenslivrescomcristo@gmail.com

Tel.:( 27) 99829-4698 (27)99894-4177

Estamos por ai...